Social Icons

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Parque Estadual da Pedra Branca


No dia 16 de maio nós do SustentávelMente e o pessoal do Projeto Sustentabilidade do Gau fomos ao Parque Estadual da Pedra Branca. Lá conhecemos um pouco da biodiversidade da floresta e aprendemos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O Parque da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o pico da Pedra Branca, ponto culminate da cidade com 1.024 metros de altitude. O parque está localizado em Jacarepaguá, núcleo do Pau da Fome. Um dos principais motivos para a criação do parque em 1908 foi o Rio Grande que servia para abastecer grande parte da Zona Norte do Rio de Janeiro. O Rio Grande nasce na base do pico da Pedra Branca, e em alguns pontos por onde o rio passa, existem canaletas que captam a água do rio e transportam para os tanques de decantação, que servem para deixar a água mais transparente e limpa. Depois a água vai para um balão onde passa por tratamentos químicos e está pronta para o consumo. Nos dias atuais essa água abastece toda estrada do Pau da Fome. 
 Para avaliar se a água de um rio está realmente limpa três fatores são essenciais: a claridade da água, a preservação da mata siliar (vegetação encontrada na margem dos rios) e a presença de animais bioindicadores, como o carangueijo de água doce que vimos no parque. 



Como podemos observar o parque tem muita história, e um dos lugares mais interessante que passamos foi a trilha da padaria, que foi feita por escravos que trabalhavam na padaria na época colonial, essa padaria se encontra em ruínas atualmente. Lá é feita soltura de fauna, pois é uma parte mais isolada e recentemente foram descobertas pela equipe de pesquisa da UFRJ espécies novas que só existem ali. 
Durante a visitação conhecemos algumas espécies de árvores, que assim como as todas, são muito importantes para a floresta, pois oferecem frutos, abrigo e sombra para muitos animais. 
O Pau - Brasil que hoje em dia é uma árvore rara e quase extinta devido a grande exploração e desmatamento que sofreu durante a época do Brasil colonial. 

O Embaúba que é conhecida como a árvore da preguiça e é uma árvore pioneira, ou seja, é geralmente a primeira árvore da floresta. 

A Pau da Fome ( Figueira ou Gomeleira ) que é um símbolo religioso e é considerada sagrada por algumas regiões, por isso não era muito procurada e desmatada. Essa árvore é chamada de Pau da Fome por que no início do século a árvore era ponto de encontro e local onde eram feitas refeições por pessoas que iam e voltavam da Pedra Branca. 
No Parque existe um projeto que se chama Natureza Doce. Esse projeto visa cultivar as abelhas nativas. Algumas espécies que são encontradas lá são as abelhas Mandaçaia, as Iraí, as Guiruçu e as Jataí.

Aprendemos também a importância do trabalho de guarda-parque que faz trilha o tempo todo, resgata pessoas que se perdem nas trilhas, faz resgate de fauna, combate incêndios florestais, etc. Alguns desses incêndios são acidentais, que ocorrem de forma natural quando está muito calor, mas alguns são incêndios criminosos, geralmente causados por balões ou por pessoas que vão queimar lixo e acabam perdendo o controle do fogo.
A preservação do meio ambiente é muito importante e não podemos deixar toda essa biodiversidade acabar. Nós do SustentávelMente recomendamos a visitação ao parque, ter conhecimento sobre a floresta e a biodiversidade que nos cerca é de suma importância para a preservação da natureza. O endereço do parque é Estrada Pau da Fome 4003, Jacarepaguá e funciona diariamente das 8:00 as 17:00. Para mais informações ligue para a central de atendimento do parque. Tels.: (21) 2334-8394 ou (21) 2334-8395
 

0 comentários:

Postar um comentário